sexta-feira, 5 de outubro de 2007




“Um som diferente” (pump up the volume)


Este filme saiu em 1990. Resolvi falar dele agora por que andei passando por situações parecidas (mentiiiira!) ai lembrei dele. Bem, vamos ao filme:

É a historia de um adolescente que ao se mudar para uma cidade do interior, acaba ficando isolado. Com um aparelho que ganhou do pai, achou uma saída para sua falte de jeito com as pessoas: criar uma rádio pirata.

Ele, no inicio do filme, parece um desses jovens americanos que fica arranjando pretexto pra se revoltar. Mas depois, pode-se perceber que o diretor, Allan Moyle, soube tratar de uma forma bem madura os problemas da juventude.

Mark, em suas transmissões, se dirige de uma maneira bem grosseira aos professores e diretores de sua escola, por que não concorda com a metodologia de ensino repressiva usada por eles. E ele critica ate sua própria dificuldade de relacionamento.

“sou um babaca anônimo que senta do seu lado na aula de química e te olha, então dá um sorriso que sai todo errado. Aí, você pensa : ‘que patético!’ eu me viro e nunca mais te olho”.

O clichê do filme ficou por parte do relacionamento que rolou entre Mark e Norah (Samantha Mathis). Como de costume, o filme acaba tendo um ar meio romântico, mas não considero essa parte a pior, e sim aquela onde Mark a Norah são presos e terminam como heróis, aí o filme perde tanto o sentido quanto o eixo central no que se propôs.


Já a trilha sonora é um tema à parte:
Quem gosta de bandas de rock alternativo, deveria ouví-la. O filme é um passeio pelo espaço indie.
Bandas como Concrete Blonde, Cowboy Junkies, Soundgarden, Peter Murphy embalam a conturbada vida de Mark.

O cara parece ter um ótimo gosto, na sua rádio pirata toca, entre outras coisas, ”kick out the jams” da banda Bad Brains. Rola sons da banda Sonic Youth e, se eu não me engano, da já clássica – e sem amarras com qualquer estilo, Beastie Boys.
Com esse filme da pra se chegar a uma conclusão muito filosófica:
Não é só de punheta que é feita a cabeça de adolencentes!!!

Nenhum comentário: