quarta-feira, 7 de novembro de 2007

















"Vincent Van Gogh"

Primogênito de seis irmãos, nasceu em 30 de março de 1853 em um pequeno povoado holandês, não teve uma família de artistas nem foi um menino prodígio. Ao contrario, descobriu seu talento bem tarde.
Sua genialidade e estilo foram desperdiçados pela maioria de seus contemporâneos. Era um homem doente que viveu intensamente todas as suas emoções.
Tinha uma relação de amizade e companheirismo com seu irmão Theo, quatro anos mais novo, ele lhe dava apoio moral e material. Era seu porto seguro.
Van Gogh Tinha influências japonesas e seu contato com artistas impressionistas em paris (1886) marcaria sua vida e obra de várias maneiras.
Em Arles morou na casa amarela onde tinha o sonho de fundar a comunidade dos artistas, mas seus planos fracassaram. Em 1888 teve sua crise mais séria, com medo do abandono do seu amigo Gauguin tentou agredi-lo com uma lâmina de barbear, à noite, decepou sua orelha e enviou a uma amiga prostituta.
Em dezembro deu início a um ciclo de crises, em 1889 ingressou em um manicômio, onde permaneceu um ano. Pintou várias cenas no jardim e sua convivência com doentes o fez perder o medo da loucura.
Voltou a Paris onde conheceu o Dr. Gachet em 21 de maio, animado e trabalhando intensamente, recebera uma carta que acabou com seus planos, ela dizia as dificuldades de seu irmão, então Van Gogh ficou muito abalado e em uma de suas crises (27/08) atirou em seu estômago, foi socorrido, mas morreu no dia 29 de julho de 1890. Suas últimas palavras a seu irmão foram: “gostaria de ir para casa agora”.
Seu legado é composto de milhares de cartas escritas a seu irmão Theo, sua irmã Wilhelmina, seus amigos pintores e 875 quadros em menos de uma década, em vida vendeu apenas um, por 400 francos: A Vinha Vermelha, valor insignificante se comparado aos 28 milhões de dólares pagos em 1990 pelo retrato O Dr. Gachet, seu quadro mais caro vendido até hoje.
Vincent Van Gogh um dos principais pintores do pós-impressionismo.
.

Nenhum comentário: