quarta-feira, 7 de novembro de 2007


O Cão de Goya (1829-1823)


Da série Pinturas Negras, essa tela representa da forma mais enigmática possível o estado de espírito em que se Goya encontrava. Varias questões foram levantadas a respeito dessa obra (dentre elas, o titulo que nunca foi sugerido pelo artista, é motivo de discussões entre os críticos) eu, pessoalmente, me questiono a respeito do cão: pra onde o triste e espantado olhar dele se direciona? E o que me chama mais a atenção é o vazio que predomina na tela que, eu acho, quer mostrar algo de profundamente inquietante que sempre foi marca nas obras de Goya.

Dizem que o cão está apavorado, sendo carregado por uma correnteza...
Dizem que ele está com medo de um monstro que supostamente aparece como uma sombra na tela...

O que você acha???

Nenhum comentário: