quinta-feira, 14 de abril de 2011

Natal é meio esquisita, consegue ser pequena e ao mesmo tempo intransitável, principalmente quando tentamos encontrar todos os parangolés que a vida pós-moderna exige. Para utilizarmos dois simples serviços, como por exemplo, ir ao cinema e depois comprar um livro num sebo, temos que dar uma volta inteira na cidade (não que isso seja grande coisa, Natal se comparada as grandes capitais do Brasil, mais parece um bairro que propriamente uma cidade). Se não contarmos com ponta negra, Natal, hoje, só tem mesmo um mísero cinema (e olha que cinema é cultura de massa. Aqui em Natal tá mais pra luxo de classe média metida a rica). Mas ter que ficar andando dum lado pro outro procurando coisas que deveriam ter do lado da nossa casa é um pouco demais
Mesmo pequena, Natal ainda se enquadra no tipo de cidade “antiecológica” que o arquiteto Leon Krier definiu, em 1987, como sendo aquela cidade que seus bairros não conseguem ser independentes, nem o mínimo possível uns dos outros, ou seja, a cidade é dividida em setores (de negócios, comercial, de escritórios, subúrbio comercial...) um número pequeno de atividades provoca uma perda de tempo e de energia muito grande, porque a pessoa acaba tendo que percorrer vários daqueles setores distribuídos em pontos dispersos da cidade, e isso é meio chato, né?
Mas aqui o povo gosta mesmo é de propaganda, de qualquer coisa que chame atenção. Ninguém quer saber sobre espaço urbano etc. e tals, o povo gosta é de outdoor, destes que usam colagens (as mais “sem-noção” possíveis) é até uma tendência contemporânea, os publicitários estão bebendo na fonte da arte pós-moderna, nas colagens, no uso da superposição de mundos ontologicamente diferentes para envolver o expectador, é uma técnica bastante interessante e produtiva, se não fosse usada dessa forma, caótica... O engraçado é que nossa cidadezinha é até organizada, já viram nossos vizinhos nordestinos? São piores, mais caos, mais imagens, mais barulho... Ufa!
Mas não consigo nem me acostumar com nossa pouca merda...



ComentadorDuCanto
__________________________________

Nenhum comentário: